Como costuma ser feito um parto humanizado?

Como costuma ser feito um parto humanizado?

Vale lembrar que não existe uma “receita pronta”, que humanizar o parto não é seguir um conjunto de regras. A premissa é que cada caso é um caso, cada mulher deve ser respeitada nas suas particularidades.

Mas, de forma geral, há alguns pontos fundamentais acerca da preparação, momento do parto e pós-parto.

Pré-natal

É importante haver um bom pré-natal, de modo que haja segurança nas tomadas de decisões e possa-se determinar a condução correta do atendimento. “A mulher que busca um atendimento humanizado sabe da importância de um bom acompanhamento da gestação”, destaca Renata.

Exames e consultas

Um profissional humanizado não costuma pedir exames desnecessários (o excesso de exames sem necessidade, que só aumentam a ansiedade das mulheres, tem sido uma prática comum no Brasil), mas sabe avaliar quando um caso necessita de maior investigação.

Preparação da gestante

Muitas mulheres sentem que estão se preparando para um parto humanizado ao fazer yoga ou alguma atividade do tipo (que é ótima para gestação), porém isso não basta para garantir um parto normal respeitoso. “A preparação principal está na busca de informação, de grupos de apoio, de doulas e da escolha de um profissional alinhado com as evidências”, acrescenta Renata.

Pós-parto

O pós-parto de quem teve um parto humanizado não é necessariamente diferente de outro pós-parto, porém, é mais comum que essas mulheres, por já estarem em um movimento questionador e buscando informações diferenciadas, estejam mais engajadas em amamentar e muitas vezes façam escolhas que fogem do senso comum no que diz respeito à criação dos bebês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *