Em um parto que seja feito da forma mais natural possível, sem ou com o mínimo de intervenções, a mulher acaba se sentido parte do processo. “Está mais presente, participa do nascimento do bebê – que é um momento muito importante para ela. Isso favorece o vínculo mãe e bebê. É um bom começo para a relação mãe e filho(a)”, diz Renata.
As vantagens do parto humanizado são:
- É levar para o resto da vida, em cada aniversário do seu filho(a) a lembrança de um dia que foi especial, sem sofrimento, cercado de amor e respeito.
- É dar o melhor de si, e buscar o melhor para o seu bebê; é se submeter a menos riscos e ter mais benefícios.
- É ter mais chance de um nascimento saudável, um bebê respeitado e trazido ao mundo cercado de carinho.
- É não ter seu corpo submetido a dores desnecessárias e procedimentos invasivos, e a confiança de que ofereceu o melhor (e que garante mais saúde) para seu filho e para si mesma.
“Qual seria a vantagem de um parto NÃO humanizado? Nenhuma! Todo parto deveria ser humanizado, não deveríamos ter que lidar com a violência nesse momento tão especial e delicado. Todo parto deveria ser atualizado, com profissionais que visam a saúde, e estão bem fundamentados em suas práticas. Todo parto deveria ser celebrado com amor, e respeito à autonomia e individualidade de cada mulher”, acrescenta Renata.